Espada: Montante

Posted by TheColt On domingo, 13 de janeiro de 2013 0 comentários



A montante é um tipo de espada européia feita para o uso com as duas mãos, impedindo o uso de um escudo. Existiu entre o século XIII e XVII sendo mais recorrente, durante o período da Idade Média Tardia e Renascença entre 1350 a 1550.
A montante foi, provavelmente a maior e mais pesada espada já utilizada por guerreiros em batalhas. Possuem um cabo longo em forma de cruz de aproximadamente 10 a 15 centímetros. Sua lâmina com dois gumes chegava a medir de 1m a 1,2m de comprimento, e seu peso varia de 1.2 a 1.8kg em suas versões mais leves e as mais pesadas pouco mais de 2kg. Para contrabalancear o peso da lâmina, a montante dispõe de um grande pomo maciço no fim do cabo.
A Montante foi utilizada durante a Idade Média, principalmente por guerreiros germânicos e escoceses, com intento de golpear o adversário pelo alto ou de perfurar as armaduras pesadas da época. Era bastante competente como forma de romper as formações dos regimentos de piqueiros, permitindo a passagem da carga de cavalaria para dentro das formações inimigas.
Normalmente eram carregadas embainhadas presas às costas ou ao cavalo, devido ao seu tamanho, conforme mostram diversas gravuras e quadros da época.

0 comentários:

Postar um comentário